top of page

Acompanhamento de pedido no aplicativo Localiza Meoo

Atuei, junto com o Product Designer Erick Lucas, na criação de conteúdo para um sistema de acompanhamento de pedido para o aplicativo Localiza Meoo.

Para o projeto, criei textos para componentes do próprio aplicativo, para somar às mensagens por WhatsApp que já eram enviadas.

 

O sistema teve como objetivo ajudar no gerenciamento de expectativa de clientes que esperavam seu carro, e alcançou uma melhoria de 8 pontos percentuais na métrica de satisfação da jornada impactada, que atingiu a alta histórica no NPS após a implementação.

Print da tela inicial do aplicativo Localiza Meoo, mostrando um carro com o aviso de "carro em fabricação".

Contexto

Localiza Meoo é um serviço de carro por assinatura.

 

Ao assinar o Meoo, clientes escolhem um modelo de carro, uma franquia de km mensal e um período de duração do contrato. Durante esse período, o carro é da pessoa, e as preocupações são do Meoo.

Dor

Como a proposta é de que os carros sejam 0km, muitas vezes eles são fabricados depois da assinatura. Isso significa uma espera de meses até o carro escolhido chegar para a pessoa.

Durante esse período, clientes não tinham como acompanhar o status do pedido. ​​

Isso gerava um alto volume de acionamento na central, de clientes querendo saber o prazo de entrega e situação atual do seu carro.

Mapeamento

Começamos o projeto sabendo que enviávamos 3 comunicações durante a jornada de acompanhamento do pedido:
 

  1. Confirmação da assinatura;
     

  2. Pedido de confirmação do endereço de entrega/retirada;
     

  3. Aviso de que o agendamento estava disponível.

A partir daí, nossa primeira etapa foi mapear quais pontos intermediários existiam entre o momento do pedido e da entrega do carro.

Chegamos em 9 etapas na jornada de entrega, do recebimento do pedido até a disponibilização do carro, que poderíamos usar de gatilho para a criação de uma comunicação.

Escolhas textuais

Sabendo as etapas em que poderíamos comunicar o avanço do pedido, tínhamos de definir como seria essa comunicação. Nos guiamos por 3 características principais:

  • Como o canal era o aplicativo, tínhamos em mente que teríamos de lidar com limitação de espaço. 

  • Por pesquisas anteriores, sabíamos que a tendência de escanear o texto ao invés de ler é ainda maior com conteúdo no app.

  • Clientes nos ligavam querendo saber o status atual do carro, não só a data estimada.

Isso levou ao formato dos nossos cards:
 

  • Textos curtos, compostos por:

    • Título mostrando a etapa concluída.

    • Texto descritivo de no máximo 4 linhas explicando o que aconteceu e a próxima etapa.

Assim, clientes que só escaneiam já têm a informação principal completa, e os que optarem por ler tudo, querendo saber mais, já têm informações sobre o que acontece a seguir. Com esse adiantamento, é mais fácil entender o tempo de espera, e a ansiedade é reduzida.

Pedido recebido
Recebemos o seu pedido! Vamos passar as informações para a montadora
Pedido com a montadora
Já enviamos o pedido do seu carro para a montadora. Em breve, ela começará a fabricação.
Carro em fabricação
Tudo certo! Seu carro já está sendo fabricado pela montadora. O prazo para essa etapa varia de acordo com cada fabricante.
Carro fabricado
Boas notícias: seu carro já foi fabricado. Agora, ele vira para a Localiza e cuidaremos de tudo para você.
Documento e emplacamento
Já estamos com seu carro! Agora, ele está sendo emplacado e estamos cuidando da documentação.
Aguardando transporte
Já está tudo certo com a documentação e a placa do seu carro, e estamos preparando o transporte dele para a sua cidade.
A caminho da sua cidade
Quase lá! Seu carro já está a caminho da sua cidade e logo, logo, você poderá agendar o recebimento.
Carro transportado
Seu carro foi transportado com sucesso! Agora, ele está a caminho da loja para a entrega final.
Seu carro está te esperando!
Você já pode dizer "assinei, agora é Meoo"! Seu carro está pronto, agora é só agendar o recebimento.
Pedimos desculpa, mas vamos precisar de mais tempo para entregar o seu carro.
A previsão está atualizada com a nova data, e você pode continuar acompanhando o andamento por aqui.
Previsão de entrega inicial: 15/02/2024
Temos boas notícias! Seu carro vai ficar disponível antes do previsto.
Mas se você não puder receber antes, não tem problema: é só escolher o melhor dia para você na hora de agendar.
Previsão de entrega inicial: 15/02/2024

Conteúdos de avisos

Concluída a etapa anterior, já tínhamos o conteúdo do nosso caminho feliz. No entanto, sabemos que imprevistos podem acontecer, e por isso, criamos também os alertas de mudança de previsão de entrega, para dois cenários:
 

  • Previsão de entrega atrasada.

  • Previsão de entrega antecipada.

Para esses cards, seguimos o modelo de conteúdo anterior, com dois ajustes:

 

  • Alongamos o título, para caber a mensagem completa.

  • Colocamos a data da previsão inicial, considerando que o card vai aparecer na tela onde já consta a nova data prevista.

Print da página inicial do aplicativo Localiza Meoo, mostrando um carro com o aviso "Seu carro chegou" e o botão "Agendar entrega"

Resultados alcançados

Com a implementação da nova tela de acompanhamento, com o conteúdo mostrado acima, e do card redirecionador na home, como mostra a imagem ao lado, alcançamos resultados extremamente positivos.

​Comparando a média do semestre anterior com o primeiro semestre após a implementação do sistema, tivemos um aumento de cerca de 8 pontos percentuais no NPS da jornada de entrega de pedido. Com esse aumento, alcançamos o maior NPS da jornada da história do produto.

Além disso, no mesmo período, alcançamos a redução de 5 pontos percentuais no número de chamadas na central sobre o tema de acompanhamento de pedido.

Com isso, entendemos que conseguimos atuar na resolução da dor do cliente e também do negócio, com a conclusão do projeto.

Vic © 2025

bottom of page